Biografia

Hélder Baptista começou a dar os primeiros toques de concertina entre os 6 e 7 anos de idade, tradição essa que já vinha do seu pai. Juntos passavam tardes e noites a tocar com amigos em tascas, adegas, romarias etc. Anos depois (ano 2000) Hélder Baptista inicia humildemente a sua atividade artística, integrado no grupo de música tradicional “Os Amigos das Concertinas de S. Bento da Porta Aberta”. Foi enorme a emoção ao contemplar que os seus concertos tinham uma enorme adesão da população. Em 2004, o grupo operou diversas transformações, entre elas a denominação, passando a chamar-se “Toka'kurtir”.

Em 2005 lançou um CD de instrumentais com a sua concertina.

Em Agosto de 2007, Hélder Baptista avançou com o álbum, intitulado “Fogo no Faixo” onde interpretou canções com ritmos contagiantes que convidavam à dança e à festa popular. O sucesso deste trabalho foi de tal modo relevante que realizou inúmeros espetáculos nos mais variados cantos da Europa e noutros continentes.

Em Julho de 2010, considerado por muitos como “o grande talento da concertina”, decidiu lançar um novo CD de originais denominado “Meninas do Nosso Minho” que inclui o tema “De Beber”, que é ainda hoje uma das músicas de maior sucesso da sua carreira, conhecida e cantada mundialmente. Indubitavelmente, este mais recente trabalho veio confirmar todas as potencialidades e dinamismo da performance musical deste artista.

Em 2013 volta a gravar mais um novo cd (Toca a Virar) onde teve mais um grande êxito com as músicas do “São Betinho”, “Homenagem à mãe”, “O amor é um bichinho”, temas estes originas de Hélder Baptista.

Com uma ascensão ao sucesso cada vez maior, em 2015 decide lançar um disco que vem de encontro aos últimos trabalhos, o “Festa na Aldeia”, com a participação especial do amigo de longa data, Jorge Ferreira.

No mais recente álbum “Motard Da Concertina” lançado em 2017, Hélder Baptista conseguiu finalmente transmitir um pouco mais da sua personalidade, ao unir duas das suas grandes paixões, a concertina e as motas. É notável a evolução ao longo de toda a carreira, e o mesmo se reflete no seu sucesso e reconhecimento a nível mundial. Hoje Hélder Baptista não é meramente um artista, mas sim um fenómeno da música popular portuguesa, sendo ainda uma estrela em ascensão e que ainda terá muitas surpresas para dar.